-
Apesar dos problemas internos e externos, Trump soma aliados na América Latina
-
Expedição vai recuperar o corpo de 'Botas Verdes', icônica vítima do Everest
-
Gnabry retoma os treinos com o Bayern de Munique
-
Zelensky ausente de conferência-chave sobre Ucrânia na Polônia
-
Endrick e Rayan pedem espaço em um Brasil que aguarda Neymar
-
Bolsas mundiais operam em queda impactadas pelo setor de tecnologia
-
Possível retorno do Reino Unido volta ao radar da UE, mas enfrenta resistência
-
Brexit completa 10 anos entre dúvidas da população britânica
-
Irã rejeita que inspetores da AIEA acessem instalações nucleares bombardeadas
-
Atacantes brilham na Copa, enquanto Cristiano Ronaldo tem nova chance nesta terça
-
Simetria quase perfeita: dois casais de gêmeos se casam na Nigéria
-
Presidente Arévalo descarta operações militares dos EUA na Guatemala
-
Euro digital é aposta para acabar com dependência europeia de Visa e Mastercard
-
Onda de calor avança na Europa
-
Comissão da ONU denuncia 'genocídio' em Gaza por ataques contra crianças
-
Bolsas na Ásia e Europa operam em queda impactadas pelo setor de tecnologia
-
Fundador de startup indiana é o novo diretor do WhatsApp
-
Irã reitera que pretende manter controle de Ormuz
-
Candidato de esquerda pede anulação dos votos do exterior na eleição peruana
-
Argélia elimina Jordânia (2-1) e segue viva no Grupo J da Copa; Argentina avança como líder
-
Bucks negociam superastro Giannis Antetokounmpo com Miami Heat
-
Colômbia busca parceiro ideal para Luis Díaz no duelo contra RD Congo
-
Antoine Semenyo, um jogador-chave de Gana e ameaça 'interna' para a Inglaterra
-
Técnico de Portugal exalta o 'ícone' Cristiano Ronaldo
-
Noruega vence Senegal (3-2) com dois de Haaland e vai aos 16-avos da Copa
-
Evo Morales suspende bloqueio de rodovias na Bolívia após estado de exceção
-
Inglaterra 'pode vencer qualquer adversário' na Copa, garante Rice
-
França vence Iraque (3-0) com dois de Mbappé e vai aos 16-avos de final da Copa
-
Panamá e Croácia tentam se manter vivos na Copa no jogo 200 de Modric pela seleção
-
Jogo entre França e Iraque é suspenso devido a alerta de tempestade severa na Filadélfia (Fifa)
-
Julián Álvarez pede para deixar o Atlético de Madrid
-
Juiz vê retaliação política em intimações do governo Trump
-
Thiago Silva volta ao Fluminense
-
Candidato de esquerda da Colômbia pede "calma" após protestos contra vitória da extrema direita
-
Respeito e adoração por Messi na Argentina
-
Quarenta anos depois da 'Mão de Deus' de Maradona, a glória de Messi
-
Os 18 gols de Lionel Messi em Copas do Mundo
-
'Messi está em outro nível', admite técnico da Áustria
-
Ataque a tiros em Montreal deixa três mortos, incluindo o suspeito
-
Inglaterra tem dúvidas na defesa, apesar de início com fôlego na Copa do Mundo
-
Gana enfrentará o jogo 'mais fácil' da Copa do Mundo contra a Inglaterra, diz Queiroz
-
Brasil vai correr mais 'para potencializar Neymar e Vini Jr', garante Martinelli
-
'Foi muito equilibrado, muito intenso', diz Messi após vitória sobre a Áustria
-
Após deixar concentração da Bélgica, Doku está em Londres para o nascimento de seu filho
-
Com 2 de Messi, Argentina vence Áustria (2-0) e se classifica para próxima fase da Copa
-
Wikipedia se opõe ao uso da IA para editar artigos
-
Messi faz 2 contra Áustria e se isola como maior artilheiro da história das Copas
-
Estádio da Filadélfia abre portões para jogo entre França e Iraque após ameaça de tempestade
-
RB Leipzig anuncia argentino Martín Demichelis como novo técnico
-
Messi marca contra Áustria e se isola como maior artilheiro da história das Copas
Iga Swiatek, a séria e tímida polonesa que entra nas quadras embalada pelo rock
A polonesa Iga Swiatek, que aos 24 anos realizou o sonho de ser campeã em Wimbledon neste sábado (12), é uma jogadora discreta, no estilo do lendário sueco Bjorn Borg, que dominou o tênis masculino na década de 1970.
Com um pai remador, Tomasz, que competiu nas Olimpíadas de Seul em 1988, havia a chance de Iga se dedicasse a alguma modalidade esportiva.
Em diversas entrevistas, a jogadora polonesa explicou que foi seu pai quem a incentivou a jogar tênis, ao lado de sua irmã mais velha, Agata.
"Meu pai sempre amou tênis e queria que suas filhas jogassem. E eu queria vencer minha irmã. Acho que sempre fui muito competitiva", afirmou ela certa vez.
Iga Swiatek começou a jogar tênis aos seis anos de idade. Na adolescência, ela percebeu que tinha um futuro com a raquete, ao obter resultados expressivos em torneios juvenis, incluindo uma vitória nas duplas em Roland Garros em 2018 e em simples em Wimbledon nesse mesmo ano.
Isso reforçou sua decisão de seguir carreira profissional. E nessa busca, ela conquistou seu sexto título de Grand Slam neste sábado, tendo vencido quatro vezes em Roland Garros e uma no US Open. Agora, ela só precisa conquistar o Aberto da Austrália, onde chegou às semifinais duas vezes.
"Depois do meu primeiro Grand Slam Junior em Roland Garros e da sensação de estar cercada por todos os grandes campeões, saí de Paris pensando que só queria me esforçar mais e melhorar. Mas na verdade nunca acreditei totalmente. Acho que, se eu fosse americana, teria acreditado muito mais em mim mesma desde jovem", disse ela numa ocasião.
- Tênis como conexão -
O tênis a ajudou a se conectar mais com os demais, e ela o usou nesse sentido.
"Eu sempre fui introvertida quando era mais jovem. Achava que precisava de algo para conversar com outras pessoas. Essa provavelmente foi a minha motivação", disse ela.
O comportamento sério que ela costuma exibir durante as partidas contrasta com seu lado mais visceral e menos suave quando se trata de música. Iga Swiatek é fã de heavy metal e hard rock.
Antes das partidas, ela se motiva ouvindo bandas como AC/DC e Led Zeppelin, o que a ajuda a relaxar.
Mas essa é a música antes dos jogos, diferente do que ela ouve fora das quadras.
"Antes das partidas, eu ouço rock: Red Hot Chili Peppers, Black Sabbath, AC/DC, Led Zeppelin, Lenny Kravitz, Guns N' Roses. Mas fora das quadras, eu ouço pop e blues", disse ela em entrevista à BBC.
"A música pode influenciar a mente e o corpo, e o rock, em particular, me ajuda a aumentar meus níveis de energia. Virou parte da minha rotina", disse ela em outra entrevista.
Iga já disse algumas vezes que ama gatos e que, se não fosse tenista, gostaria de trabalhar com animais.
Nas redes sociais, ela compartilhou fotos com seu gato e menciona que a calma que eles transmitem a ajuda a se desconectar do estresse do circuito.
Quando venceu Roland Garros em 2020, ela se lembrou do seu gato.
"Espero que ele esteja assistindo. Ele não está aqui, mas espero que esteja me assistindo de casa", disse ela.
Seu gato, sem dúvida, ficará feliz com sua vitória em Wimbledon.
A.Taylor--AT