-
Número de mortos por duplo terremoto na Venezuela supera 1.400
-
Copa do Mundo define últimas vagas para o mata-mata neste sábado
-
Ajuda dos EUA chega à Venezuela, onde muitos estão desabrigados após terremotos
-
Espanhol Davidovich garante primeiro título no circuito ATP em Mallorca
-
Madison Keys conquista WTA 250 de Eastbourne
-
Muchova conquista torneio de Bad Homburg após desistência de Osaka
-
Milhões de europeus enfrentam temperaturas recordes neste sábado
-
George Russell supera Ferrari e fica com pole no GP da Áustria de F1
-
Na Times Square, a Copa do Mundo vive um eterno Carnaval
-
Milhões de europeus enfrentam recorde de temperaturas neste sábado
-
Didier Deschamps retorna à base da França na Copa do Mundo
-
Seleção Brasileira treina com elenco completo antes de viajar para enfrentar o Japão
-
Centenas de desabrigados iniciam 'uma nova vida' após terremotos na Venezuela
-
Desabamento de hospital obriga famílias a levarem corpos para necrotério na Venezuela
-
Chapare, a terra da coca que desafia o governo da Bolívia
-
Milhões de pessoas enfrentam mais de 35°C na Europa neste sábado
-
Indignação na Venezuela por lentidão do governo no resgate dos sobreviventes
-
Austrália dobrará multas por violação da proibição de redes sociais a menores de 16 anos
-
Irã acusa EUA de 'violar' acordo e ambos trocam ataques
-
Washington reautoriza IA mais poderosa da Anthropic, mas apenas para alguns parceiros nos EUA
-
Morre o piloto que colidiu seu avião contra arranha-céu em Pequim
-
Trump apresenta o novo passaporte dos EUA... com sua foto
-
Irã empata com o já classificado Egito (1-1) e precisa aguardar; Senegal avança aos 16-avos
-
Bélgica goleia Nova Zelândia (5-1) e avança aos 16-avos da Copa em 1º do Grupo G
-
Espanha vence (1-0), passa em primeiro do grupo e elimina Uruguai da Copa
-
EUA e Irã trocam ataques após ação contra navio em Ormuz
-
Cabo Verde empata (0-0) com Arábia Saudita e vai enfrentar Argentina nos 16-avos da Copa
-
Muslera decidiu não jogar 2º tempo após falha que eliminou Uruguai da Copa, diz Bielsa
-
Inglaterra, Portugal, Gana, Egito e Paraguai se garantem nos 16-avos da Copa
-
Duplo terremoto deixa quase mil mortos e mais de 50 mil desaparecidos na Venezuela
-
Já classificada, Argentina poupará Messi contra a Jordânia
-
Hervé Renard diz que está 'livre para escolher' próximo projeto após fracasso da Tunísia na Copa
-
Técnico da Jordânia diz que não teme Argentina de Messi: 'Estamos muito motivados'
-
Gonçalo Ramos, da seleção portuguesa, deve deixar PSG para jogar no Milan
-
Messi começará no banco contra a Jordânia, confirma Scaloni
-
Técnico da Áustria descarta conspiração antes da partida contra a Argélia
-
Crimeia declara 'emergência' em meio a ataques da Ucrânia
-
Técnico de Gana critica VAR por pênalti não marcado contra Inglaterra
-
Técnico da Colômbia quer que sua equipe mantenha essência contra um Portugal 'muito forte'
-
Guy Stéphan dedica vitória da França a Deschamps: 'Estamos ansiosos para vê-lo'
-
Vini Jr. vive 'fase incrível', diz Rayan antes de jogo contra o Japão
-
OpenAI lança modelo de IA apenas nos EUA, a pedido de Trump
-
Senegal de Mané entra na lista de espera para os 16-avos da Copa
-
França goleia Noruega (4-1) e avança como líder do Grupo I da Copa
-
Para economista-chefe do FMI, globalização não acabou, apenas se 'transformou'
-
Peru vai anunciar resultado do segundo turno em 3 de julho
-
Técnico de Portugal elogia Colômbia, que jogará 'em casa' em Miami
-
Antonelli e Mercedes dominam treinos livres do GP da Áustria de F1
-
Jogos da Copa têm minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos terremotos na Venezuela
Em cúpula no Chile, líderes de esquerda advertem que democracia está 'sob ataque'
Os governantes de Chile, Espanha, Brasil, Colômbia e Uruguai advertiram nesta segunda-feira (21) que a democracia "está sob ataque", e fizeram um chamado em sua defesa ante a desinformação e os extremismos, em uma cúpula de líderes de esquerda em Santiago.
O encontro coincide com uma escalada de tensões entre Brasil e Estados Unidos pela política tarifária do presidente Donald Trump.
Em 9 de julho, o dirigente americano anunciou tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras aos Estados Unidos e as justificou por uma suposta "caça às bruxas" no Brasil contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe em 2022.
Sob o lema "Democracia Sempre", a cúpula de líderes de esquerda também acontece no momento em que há um avanço de partidos e governos de extrema direita na Europa e na América Latina.
"No momento em que a democracia está sob ataque em diferentes partes, [...] há um grupo importante, grande, de líderes de países distintos, mas com visões que se complementam, para defender a democracia", disse o presidente do Chile, Gabriel Boric, ao encerrar o encontro no palácio presidencial de La Moneda.
Na reunião, que também abordou a defesa do multilateralismo e a luta contra as desigualdades sociais, participaram, além de Boric, os governantes Luiz Inácio Lula da Silva, Gustavo Petro (Colômbia); Pedro Sánchez (Espanha), e Yamandú Orsi (Uruguai).
"Nossas sociedades enfrentam uma ameaça real liderada por uma coalizão de interesses entre oligarcas e a extrema direita, uma -- chamemos assim -- internacional do ódio e da mentira que avança perigosamente", disse o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, cujo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) está envolvido em um escândalo de corrupção.
Lula explicou que os cinco participantes da cúpula coincidiram na "necessidade de regulamentação das plataformas digitais e do combate à desinformação".
"A chave para um debate público livre e plural é a transparência de dados e uma governança digital global", afirmou.
- 'Mensagem hostil' -
"É valioso que governantes com certa afinidade política reafirmem seus compromissos e discutam como navegar em um mundo cada dia mais complexo e turbulento", declarou à AFP Michael Shifter, do centro de estudos Diálogo Interamericano.
O analista, no entanto, advertiu que a reunião poderia não agradar ao presidente americano e que ele poderia responder com ameaças de adotar mais tarifas. "É razoável pensar que Trump pode considerar a reunião como uma mensagem hostil aos Estados Unidos."
Após o encontro no Palácio de La Moneda, os cinco governantes participaram de um almoço com diversas personalidades, como o prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz, a filósofa americana Susan Neiman, e a ex-presidente chilena Michelle Bachelet.
A jornada termina com uma reunião com organizações sociais e cidadãs.
A cúpula em Santiago tem sua origem no encontro convocado por Pedro Sánchez e Lula em outubro do ano passado, no contexto da Assembleia Geral das Nações Unidas, com pedidos para enfrentar os extremismos e a desinformação nas redes sociais.
Sánchez anunciou nesta segunda que um novo encontro de líderes progressistas será realizado em 2026 na Espanha.
Mas as propostas formuladas na cúpula desta segunda serão apresentadas em uma nova reunião prevista para setembro, no âmbito do 80º período de sessões da Assembleia Geral da ONU em Nova York.
Segundo Boric, os presidentes de México, Claudia Sheinbaum; Honduras, Xiomara Castro, e África do Sul, Cyril Ramaphosa, já confirmaram participação. Além disso, o dirigente chileno assegurou que estarão presentes os primeiros-ministros de Canadá, Mark Carney; Reino Unido, Keir Stamer, e Dinamarca, Mette Frederiksen.
B.Torres--AT