-
Hamilton quer seguir à caça de Antonelli na Áustria
-
Técnico da Espanha destaca 'qualidade tremenda' da Copa do Mundo de 2026
-
EUA diz querer acordo com Irã, mas não "a qualquer preço"
-
Equador queria vaga no mata-mata antes, mas 'é melhor assim', diz Plata
-
Resgatadas sem os pais, crianças são atendidas em Caracas após terremotos
-
França quer deixar Deschamps 'orgulhoso' em jogo contra Noruega, diz Tchouaméni
-
Borja Iglesias, o atacante espanhol que 'não tem papas na língua'
-
Costa do Marfim vence Curaçao (2-0) e avança em 2º aos 16-avos da Copa
-
Equador vence Alemanha (2-1) e vai aos 16-avos da Copa do Mundo
-
Luka Doncic inicia em Roma carreira como proprietário de clube de basquete
-
Clube histórico da Alemanha, 1860 Munique está à beira da falência
-
Charles III pagou quase US$ 40 milhões em impostos desde que subiu ao trono
-
Patrik Schick se aposenta da seleção tcheca após fiasco na Copa do Mundo
-
Alonso não confirma se continuará na F1 em 2027: 'Tenho muitas opções'
-
Juan Manuel Cerúndolo é eliminado nas quartas de final em Eastbourne
-
Governo Milei sofre revés judicial por cortes de fundos para universidades
-
Ganha força boato sobre casamento de Taylor Swift na próxima semana em NY
-
'Alcatraz dos Jacarés' fecha as portas nos EUA
-
Osaka supera Alexandrova nas quartas de final de Bad Homburg
-
Fifa abre portas para participação da Rússia em competição juvenil
-
Francesa Stéphanie Frappart é nomeada responsável por arbitragem da Uefa
-
França e Itália querem substituir Unifil por coalizão multinacional no Líbano
-
EUA diz não querer acordo com Irã "a qualquer preço"
-
Uruguai e Espanha brigam por classificação na Copa em um disputado Grupo H
-
Países do mundo todo oferecem ajuda à Venezuela após terremotos mortais
-
Mbappé vs Haaland, o duelo entre artilheiros na Copa do Mundo
-
Suprema Corte dos EUA dá aval à política migratória de Trump
-
Acusação contra Harvey Weinstein é retirada em caso de estupro nos EUA
-
Estéban Lepaul, artilheiro da Ligue 1, renova com o Rennes
-
Suprema Corte dos EUA decide que governo pode rejeitar pedidos de asilo na fronteira
-
Com dois gols contra a Escócia, Vini Jr. entra na disputa pela Chuteira de Ouro
-
Parques de Paris viram 'hotéis' na noite mais quente registrada na França
-
Sul-africanos vão às ruas para celebrar classificação histórica na Copa do Mundo
-
Mais de 100 milhões de europeus sofrem impacto de onda de calor mortal
-
Inflação dos EUA sobe a 4,1% em maio, maior nível em três anos
-
Ministra sueca rompe barreiras ao participar de reuniões da UE com seu filho nos braços
-
Reformas em Cuba: guinada ao modelo chinês ou ao capitalismo oligárquico?
-
Polônia realiza conferência sobre a reconstrução da Ucrânia sem Zelensky
-
Sarah Burton faz referência a Timothée Chalamet em sua estreia masculina para Givenchy
-
Crime organizado brasileiro se expande para a Guiana Francesa
-
EUA e países de todo o mundo oferecem ajuda à Venezuela após terremotos devastadores
-
Brasil aguarda conclusão do Grupo F para conhecer rival na 2ª fase da Copa
-
'Wannabe', sucesso das Spice Girls, completa 30 anos em meio a rumores de reencontro
-
'Tudo desabou': área mais devastada pelos terremotos na Venezuela pede socorro
-
Rubio rejeita possível pedágio iraniano em Ormuz e alerta para precedente
-
Trump abre festa dos 250 anos dos Estados Unidos com discurso de tom político
-
EUA volta a contar com Pulisic e tenta, contra Turquia, mais uma vitória antes dos 16-avos
-
África do Sul vence Coreia do Sul (1-0) e vai aos 16-avos da Copa em segundo no Grupo A
-
México elimina República Tcheca (3-0) e avança aos 16-avos da Copa com campanha 100%
-
Preço do Brent cai abaixo do nível anterior à guerra no Oriente Médio
Petro e comandantes do ELN realizam encontro inédito em Bogotá
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, recebeu nesta quinta-feira (3), em Bogotá, os chefes negociadores da guerrilha ELN, um encontro inédito na capital colombiana entre o governo e os comandantes rebeldes, que desde novembro tentam chegar a um acordo de paz.
Cercados de camponeses e indígenas com bastões e roupas coloridas, o mandatário de esquerda apertou a mão do líder da delegação do Exército de Libertação Nacional (ELN, guevarista), Pablo Beltrán, que vive a maior parte do tempo em Cuba, onde a cúpula da guerrilha está instalada desde 2018.
"Nunca na história contemporânea o ELN havia chegado a esta posição, para falar frente a frente no coração da Colômbia", disse Petro em discurso diante de centenas de pessoas, membros de organizações civis, representantes dos empresários e militares, entre outros.
Segundo Beltrán, é a primeira vez em 31 anos que ele visita Bogotá. O líder guerrilheiro viveu grande parte de sua vida na clandestinidade no país, antes de viajar para Havana como parte de um processo de paz iniciado no governo do conservador Juan Manuel Santos (2010-2018), mas que acabou frustrado em 2019 por um atentado que deixou dezenas de policiais mortos em uma academia de formação.
Após esse incidente, o então presidente de direita Iván Duque (2018-2022) enterrou o diálogo.
Petro retomou as conversas com o grupo em novembro de 2022, pouco depois de chegar ao poder, com a intenção de conseguir uma paz definitiva com a organização insurgente, nascida em 1964.
Em agosto de 2022, suspendeu os mandados de prisão contra os negociadores que residem em Cuba e, em junho deste ano, fez o mesmo com Antonio García, o comandante máximo do ELN, que não aparece publicamente.
"Este ato visto por milhares de colombianos e colombianas [através da televisão] começa a gerar esperança", ressaltou Petro, que já havia visitado a mesa de negociações em Cuba, uma das sedes junto com México e Venezuela.
Em um pronunciamento, Beltrán garantiu que a presença do primeiro presidente de esquerda da Colômbia é um sinal de boa vontade do governo: "Entendemos isso como seu comprometimento com o processo de paz, no qual acreditamos de boa-fé", disse o líder rebelde, de 69 anos.
Desde a desmobilização da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em 2017, o ELN passou a ser a organização armada de extrema esquerda mais longeva das América.
Petro também dialoga com dissidentes das Farc que não renunciaram às armas ou as retomaram e com outros grupos paramilitares e gangues ainda em atividade.
B.Torres--AT