-
Entre a nostalgia e o desinteresse, Itália vive mais uma Copa sem a 'Azzurra'
-
Tenistas vão intensificar protesto por premiação em Wimbledon
-
'Eles vêm com tudo', diz Laporte sobre duelo da Espanha contra o Uruguai
-
Onda de calor sufoca Europa e testa redes elétricas
-
Candidatos do prefeito de Nova York vencem primárias democratas
-
Bósnia garante terceiro lugar do Grupo B na Copa do Mundo e elimina o Catar
-
Suíça vence Canadá (2-1) e avança como líder do Grupo B da Copa
-
Cacique Raoni se recupera após cirurgia no intestino
-
Pai, mãe e Flávio Bolsonaro desejam sorte a Neymar em sua estreia na Copa
-
Keiko Fujimori agradece apoio de eleitores e admite divisão no Peru
-
Adversário reconhece De la Espriella como presidente eleito da Colômbia
-
Novo formato ressuscita fantasma da manipulação de resultados na Copa
-
Juan Manuel Cerúndolo avança para as quartas de final em Eastbourne
-
Surto de hantavírus deve ser encerrado oficialmente em 2 de julho (OMS)
-
França detecta primeiro caso de ebola fora da África durante surto atual
-
Sem Almirón, Paraguai enfrenta Austrália por sobrevivência na Copa
-
Trump se recusa a promulgar lei de habitação até Congresso aprovar reforma eleitoral
-
Democrata acusa Trump de bloquear ponte entre EUA e Canadá para ajudar doador
-
França detecta caso de ebola em médico que chegou da RDC
-
Andreeva e Swiatek são eliminadas na estreia em Bad Homburg
-
Rubio promete defender interesses dos países do Golfo nas negociações com Irã
-
A briga acirrada pela Chuteira de Ouro da Copa do Mundo 2026
-
Descoberta aproxima cientistas da misteriosa fronteira dos buracos negros
-
Alemanha, a difícil adversária do Equador na Copa do Mundo
-
Ativistas de flotilha para Gaza denunciam suposto abuso 'cruel' e 'sádico'
-
Messi completa 39 anos no topo do mundo
-
Candidato de esquerda da Colômbia reconhece De la Espriella como presidente eleito
-
FIFPro comemora sentença à Lazio por rescindir contrato de jogadora grávida
-
Irã apresenta acordo para acabar com a guerra como 'declaração de derrota dos EUA'
-
Grand Theft Auto, em números
-
COI escolherá sede dos Jogos Olímpicos de 2036 com novo procedimento
-
Onda de calor sufoca Europa e coloca redes elétricas à prova
-
'Grand Theft Auto VI' abre pré-venda na quinta-feira
-
Irã apresenta acordo para acabar com a guerra como 'declaração de derrota dos Estados Unidos'
-
Anderson adiciona toques de festa à sua coleção para Dior em uma Paris escaldante
-
Sánchez nega 'corrupção generalizada' no governo espanhol
-
China defende regulamentação da IA antes de 'perder o controle'
-
Última rodada da primeira fase da Copa começa e qualquer tropeço pode ter consequências graves
-
Keiko Fujimori, a herdeira com um sobrenome que divide os peruanos
-
Keiko Fujimori alcança vantagem irreversível na eleição peruana
-
Colômbia vence RD Congo (1-0) e avança aos 16-avos de final da Copa do Mundo
-
Economia argentina mantém ritmo de crescimento no 1T
-
Apesar de já classificado em 1º, México não facilitará contra República Tcheca, garante técnico Aguirre
-
Governo da Bolívia está 'forçando uma guerra civil', diz Evo Morales à AFP
-
Ancelotti confirma que Neymar está pronto para estrear contra a Escócia na Copa
-
Enner Valencia é alvo de críticas no Equador às vésperas de jogo decisivo contra Alemanha
-
AJ Dybantsa é selecionado pelos Wizards como 1ª escolha do Draft da NBA
-
Croácia elimina Panamá (1-0) e segue viva na Copa do Mundo
-
Kim diz que vai equipar Marinha norte-coreana com armas nucleares
-
Técnico da República Tcheca faz autocrítica, mas confia em "milagres" contra o México
Honduras entrega suposto narcotraficante aos EUA após denunciar tratado de extradição
Um associado ao ex-presidente de Honduras Juan Orlando Hernández, condenado por tráfico de drogas em Nova York, foi entregue aos Estados Unidos nesta quarta-feira (4), uma semana após a atual chefe de Estado de esquerda Xiomara Castro cancelar o tratado de extradição entre ambos os países.
Mario José Cálix foi entregue aos agentes americanos no aeroporto de Palmerola, 50 quilômetros ao norte de Tegucigalpa. O avião decolou rumo aos Estados Unidos por volta das 11h30 locais (14h30 em Brasília).
O suposto traficante de drogas de 42 anos, que estava detido no quartel das Forças Especiais da Polícia na capital desde junho, foi levado algemado até o aeroporto e sob forte aparato de segurança.
Sua extradição possivelmente será a última de Honduras para os EUA, após o fim do tratado entre os dois países, afirmou o porta-voz do Poder Judiciário, Melvin Duarte.
"Dos processos pendentes, o [de Cálix] é o último que tramitou em direção aos Estados Unidos" antes da denúncia do tratado, declarou Duarte à AFP.
Solicitado em 2019 por Washington por tráfico de drogas, Cálix foi capturado em 21 de junho e um juiz autorizou sua entrega aos EUA em 16 de agosto.
No dia de sua detenção, o ministro da Segurança, Gustavo Sánchez, indicou que ele "pertence à estrutura criminosa do ex-presidente" Hernández (2014-2022), extraditado pouco depois de terminar seu mandato.
O ministro destacou ainda que outros 15 hondurenhos solicitados por Washington estão foragidos.
Cálix, conhecido como "El Cubeta", foi solicitado em extradição pelo Tribunal Distrital do Sul de Nova York, o mesmo que em junho condenou o ex-presidente de direita hondurenho a 45 anos de prisão por crimes ligados ao narcotráfico.
O tratado de extradição estava em vigor desde 1912, mas só começou a ser aplicado em 2014. Segundo analistas, foi a arma mais poderosa para combater o tráfico de drogas, pois permitiu a entrega de 50 traficantes hondurenhos aos Estados Unidos desde 2014. Sua vigência termina em 28 de fevereiro.
A oposição afirma que a presidente eliminou o tratado para proteger os membros do seu governo e sua família.
No sábado, renunciaram um cunhado e um sobrinho da presidente: o secretário do Congresso, deputado Carlos Zelaya, após admitir perante o Ministério Público que se reuniu com narcotraficantes em 2013, e seu filho, o ministro da Defesa, José Manuel Zelaya.
W.Moreno--AT