-
Jogo entre França e Iraque é suspenso devido a alerta de tempestade severa na Filadélfia (Fifa)
-
Julián Álvarez pede para deixar o Atlético de Madrid
-
Juiz vê retaliação política em intimações do governo Trump
-
Thiago Silva volta ao Fluminense
-
Candidato de esquerda da Colômbia pede "calma" após protestos contra vitória da extrema direita
-
Respeito e adoração por Messi na Argentina
-
Quarenta anos depois da 'Mão de Deus' de Maradona, a glória de Messi
-
Os 18 gols de Lionel Messi em Copas do Mundo
-
'Messi está em outro nível', admite técnico da Áustria
-
Ataque a tiros em Montreal deixa três mortos, incluindo o suspeito
-
Inglaterra tem dúvidas na defesa, apesar de início com fôlego na Copa do Mundo
-
Gana enfrentará o jogo 'mais fácil' da Copa do Mundo contra a Inglaterra, diz Queiroz
-
Brasil vai correr mais 'para potencializar Neymar e Vini Jr', garante Martinelli
-
'Foi muito equilibrado, muito intenso', diz Messi após vitória sobre a Áustria
-
Após deixar concentração da Bélgica, Doku está em Londres para o nascimento de seu filho
-
Com 2 de Messi, Argentina vence Áustria (2-0) e se classifica para próxima fase da Copa
-
Wikipedia se opõe ao uso da IA para editar artigos
-
Messi faz 2 contra Áustria e se isola como maior artilheiro da história das Copas
-
Estádio da Filadélfia abre portões para jogo entre França e Iraque após ameaça de tempestade
-
RB Leipzig anuncia argentino Martín Demichelis como novo técnico
-
Messi marca contra Áustria e se isola como maior artilheiro da história das Copas
-
O mercado não para: estrelas fecham contratos milionários em plena Copa do Mundo
-
Manchester United compra terrenos para construir seu novo estádio
-
Retrospectiva de Frida Kahlo chega ao Tate Modern com recorde de ingressos vendidos
-
Brasil treina sem Alisson antes de enfrentar Escócia na Copa do Mundo
-
Quarenta anos depois da 'Mão de Deus' de Maradona, chega a vez de Messi
-
Ex-campeã de Wimbledon, Marketa Vondrousova é suspensa por 4 anos por recusar teste antidoping
-
Starmer renuncia e abre caminho para ala de esquerda do Partido Trabalhista
-
Claudia Sheinbaum recebe pato Merlín, mascote do México na Copa do Mundo
-
Giovanni Malagò é eleito novo presidente da Federação Italiana de Futebol
-
Cristiano Ronaldo é um problema para Portugal na Copa do Mundo?
-
Trabalhadores humanitários são detidos no Afeganistão por usar barba muito curta
-
EUA suspende sanções ao petróleo iraniano
-
Reuniões na Suíça lançaram 'bases muito boas' para acordo com Irã, diz Vance
-
Zagueiro alemão Schlotterbeck está fora da Copa devido a lesão no tornozelo
-
Bases militares dos EUA, megapresídios, dolarização: as propostas do presidente eleito da Colômbia
-
Lado direito, o pesadelo de Ancelotti na Copa do Mundo
-
Ex-presidente do Fed Alan Greenspan morre aos 100 anos
-
Natto, a soja fermentada japonesa que desperta curiosidade e repulsa
-
Messi pode se tornar o maior artilheiro das Copas nesta segunda-feira
-
Hospitais africanos podem ficar sem anestesia para crianças em 2027
-
Starmer renuncia e abre caminho para ala esquerdista do Partido Trabalhista
-
Starmer, o político que quis transformar o Reino Unido e perdeu o apoio do partido
-
Ex-ministro espanhol próximo de Pedro Sánchez é condenado a 24 anos de prisão
-
Papa Leão XIV denuncia obstáculos burocráticos à ajuda humanitária
-
Primeiro-ministro britânico Keir Starmer renuncia
-
Irã e EUA relatam 'avanços' nas negociações para acabar com o conflito
-
Direita latino-americana celebra a vitória de Abelardo de la Espriella na Colômbia
-
Policiais e manifestantes entram em confronto na Bolívia
-
Presidente eleito de extrema direita celebra início de 'nova era' na Colômbia
'Foi um verdadeiro linchamento': torcedores da La U voltam ao Chile após caos na Argentina
"Fomos abandonados, nos deixaram à deriva". Ainda em choque pela noite de terror que viveram em Buenos Aires, os torcedores da Universidad de Chile culpam a polícia argentina de terem provocado o caos que começou nas arquibancadas do Estádio Libertadores de América.
O jogo entre Independiente e 'La U', na volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, se transformou em uma batalha campal entre as torcidas.
Tudo começou quando um grupo de chilenos atirou pedras, assentos, garrafas e outros objetos em direção à parte inferior das arquibancadas, onde estava a torcida do Independiente.
As imagens de um torcedor que se jogou do andar de cima das tribunas ao ser encurralado viralizaram nas redes sociais. Ele se salvou porque um telhado amorteceu sua queda.
Tomás González não culpa somente as torcidas organizadas. Os policiais "nos deixaram abandonados. Na verdade, eles mesmos abriram as portas para que a torcida do Independiente entrasse pelo túnel para vir nos bater".
Em seu retorno a Santiago nesta quinta-feira, Tomás, de 30 anos, afirmou que os chilenos que conseguiram deixar o estádio, àquela altura um verdadeiro campo de batalha, foram agredidos pela polícia: "As pessoas que já estavam ensanguentadas foram perseguidas pela polícia e detidas".
"Foi algo desesperador e terrível", ressaltou.
O saldo de um dos confrontos de torcida mais violentos dos últimos tempos: 19 feridos, três em estado grave, e mais de 100 detidos, segundo as autoridades.
- "À deriva" -
Ignacio Leighton, um torcedor de 35 anos que retornou no mesmo voo de Tomás, também culpa a polícia pelo ocorrido.
"A polícia na Argentina simplesmente não existe. Não atua em casos óbvios de abuso", afirmou no aeroporto de Santiago.
Ignacio conta que, por sorte, se salvou quando a torcida do Independiente invadiu o setor visitante e encurralou os torcedores chilenos.
"Na verdade, o acesso ao estádio foi um caos também. Os policiais vinham a cavalo, te batiam com cassetetes", conta.
Os torcedores visitantes foram presa fácil dos argentinos quando quiseram voltar para recolher faixas da 'La U' e tambores.
"Foi um verdadeiro linchamento o que aconteceu lá. Muitos garotos voltaram para buscar faixas, voltaram buscar os tambores. Foi aí que o caos se instaurou. Foi aí que, infelizmente, esses torcedores do Independiente começaram a selvageria", lembrou Ignacio.
Outro torcedor chileno, Rodrigo León, também criticou a passividade da polícia argentina.
"O pior de tudo é que o que está sendo mostrado é o que aconteceu la dentro (...) A parte terrível foi do lado de fora, onde a polícia fez vista grossa e deixou tudo acontecer (...) Ontem eles nos deixaram à deriva", resumiu.
Y.Baker--AT