-
Presidente da confederação africana comemora sucesso do continente na Copa
-
Uruguai e Manchester United confirmam lesão de ligamento do volante Manuel Ugarte
-
'Mesmo não sendo favoritos, acreditamos em nós', diz sueco Gyökeres antes de duelo com a França
-
Federação uruguaia confirma lesão de ligamento do volante Manuel Ugarte
-
Técnico da Coreia do Sul pede demissão após eliminação na Copa do Mundo
-
Irã adverte navios para que não se desviem da rota demarcada em Ormuz
-
Japão pode 'surpreender o Brasil', avisa ex-técnico Philippe Troussier
-
Cinco coisas que marcaram a Semana de Moda Masculina em uma Paris escaldante
-
Brasil testa sua defesa contra o Japão no primeiro duelo de vida ou morte na Copa
-
George Russell vence GP da Áustria de F1
-
Europa registra mais de 1.300 mortes adicionais em meio à onda de calor, diz OMS
-
Terremotos na Venezuela deixam quase 1.500 mortos e milhares de desaparecidos
-
Últimos acontecimentos da onda de calor na Europa
-
Escritor francês encontra livro gerado por IA e assinado com seu nome
-
Irã ataca Kuwait e Bahrein após bombardeios dos EUA em seu território
-
Mortos por terremotos na Venezuela ultrapassam os 1.400 e milhões são afetados
-
Áustria e Argélia empatam (3-3) com gols nos acréscimos e vão aos 16-avos da Copa
-
Com gol de Messi, Argentina vence Jordânia (3-1) e fecha campanha 100% no Grupo J da Copa
-
Copa do Mundo 'perde valor' com 48 seleções, afirma técnico de Gana
-
RD Congo vence Uzbequistão (3-1) e vai aos 16-avos da Copa como 3º do Grupo K
-
Colômbia empata com Portugal (0-0) e vai aos 16-avos da Copa como líder do Grupo K
-
Alphonso Davies está 'disponível' para estrear na Copa do Mundo, confirma técnico do Canadá
-
'Um dos piores dias da minha vida', lamenta Nico Williams após nova lesão
-
Técnico da Escócia pede demissão após eliminação na Copa do Mundo
-
Croácia vence Gana (2-1) e vai aos 16-avos da Copa como segunda do Grupo L
-
Inglaterra vence Panamá (2-0) e avança aos 16-avos da Copa em 1º do Grupo L
-
'Por que não?': Cabo Verde sonha com feito histórico contra a Argentina
-
Participantes na marcha do orgulho em Budapeste reivindicam igualdade após fim da proibição
-
Parreira passará por cirurgia após piora de seu estado de saúde
-
Holandês Gakpo e sua companheira anunciam perda de bebê durante gestação
-
A vida desaparece após 72 horas sob os escombros de terremotos na Venezuela
-
Curaçao, a 'Onda Azul' que se despediu com orgulho de sua primeira Copa do Mundo
-
Longe de casa, Canadá quer abrir caminho em sua Copa do Mundo
-
Com fase de grupos chegando ao fim, expansão da Copa do Mundo para 48 seleções ainda gera debate
-
Da Alemanha à Dinamarca, recordes históricos de temperaturas na Europa
-
Mistura de sentimentos marca expectativa dos iranianos sobre seu futuro na Copa
-
Djokovic avisa que chega a Wimbledon mais bem preparado, após decepção em Roland Garros
-
Com posto de número 1 ameaçado, Sabalenka diz que encara Wimbledon sem pensar no ranking
-
Sinner aposta em 'pequenas mudanças' para Wimbledon, após tropeço em Roland Garros
Barcelona chega à pausa de fim de ano em queda livre
O Natal será de reflexão para o Barcelona este ano. A queda livre do time catalão nos últimos meses se confirmou no último sábado (21), com a derrota para o Atlético de Madrid por 2 a 1 e a perda da liderança do Campeonato Espanhol.
O resultado negativo, apesar da boa partida da equipe, que na 12ª rodada (início de novembro) liderava com 10 pontos à frente do Atlético.
Apenas seis rodadas depois, o Barça perdeu a vantagem sobre o time 'colchonero', novo líder com três pontos a mais e um jogo a menos. Para piorar, os 'blaugrana' também foram ultrapassados pelo Real Madrid e agora ocupam a terceira posição na tabela.
- Cinco pontos em 21 -
Os números não enganam: cinco pontos somados nos últimos 21 disputados. Tudo começou com a derrota por 1 a 0 para a Real Sociedad. Depois, empate com o Celta de Vigo (2 a 2), derrota em casa para o Las Palmas (2 a 1), empate com o Betis (2 a 2) e nova derrota como mandante com o Leganés (1 a 0).
Uma série negativa que levou o técnico Hansi Flick a dizer que novembro foi um mês de "m...", muito longe do deslumbrante início de temporada, com 11 vitórias (sete consecutivas) nas 12 primeiras rodadas, entre elas a goleada por 4 a 0 sobre o Real Madrid no Santiago Bernabéu.
Desde então (26 de outubro), o Barcelona só venceu Espanyol e Mallorca no Campeonato.
- "Orgulhoso e decepcionado" -
Os 38 pontos no primeiro turno estão muito longe dos 54 que a equipe somou na temporada 2022/2023, quando era treinada por Xavi Hernández, e inclusive abaixo dos 41 do último campeonato.
"Estou muito orgulhoso dos meus jogadores, mas muito decepcionado com o resultado. O Atlético é um time muito experiente e aproveitou sua chance. Foi um jogo muito frustrante. Pedri foi incrível, Gabi também. É assim que queremos jogar. Voltaremos com força depois das festas de fim de ano.
No total, o treinador alemão passou de estar a ponto de igualar o melhor início da história do Barcelona no campeonato (temporada 2014-2014 com Gerardo Martino) a apresentar números piores que os de seus antecessores.
Flick perdeu cinco jogos dos 19 disputados até aqui, o que equivale a 25% de derrotas, uma porcentagem superior às acumuladas por Xavi, Ronald Koeman e Quique Setién.
E mais: com Xavi, o time deixou de pontuar em cinco jogos na temporada passada, os mesmos do técnico alemão no atual campeonato.
- Lewandowski em baixa -
Outra das explicações para o declínio do Barcelona se dá pelo mau momento do polonês Robert Lewandowski. O atacante marcou 16 gols em 19 jogos, mas apenas dois nos últimos oito.
O time também sentiu falta das boas atuações de Lamine Yamal. Apesar de jovem, o habilidoso ponta é fundamental por seus gols e assistências. Exceto contra o Alavés, quando esteve em campo por 60 minutos, as demais derrotas aconteceram com a promessa 'blaugrana' fora por lesão ou poupado.
"A pausa será algo bom para nós. Temos que aprender e jogar de forma mais inteligente. Sobre a qualidade no jogo, não tenho nada a dizer. Todo o mundo viu. Vence quem marca mais gols. Deixar dez pontos escapar em casa não é normal e teremos que trabalhar nisso", disse Flick, que deu folga aos jogadores até o dia 29 de dezembro.
No retorno, o elenco começará a preparação para a estreia na Copa do Rei, no dia 4 de janeiro, contra o Barbastro, antes de viajar à Arábia Saudita para disputar a semifinal da Supercopa da Espanha contra o Athletic Bilbao.
T.Wright--AT