-
Reuniões na Suíça lançaram 'bases muito boas' para acordo com Irã, diz Vance
-
Zagueiro alemão Schlotterbeck está fora da Copa devido a lesão no tornozelo
-
Bases militares dos EUA, megapresídios, dolarização: as propostas do presidente eleito da Colômbia
-
Lado direito, o pesadelo de Ancelotti na Copa do Mundo
-
Ex-presidente do Fed Alan Greenspan morre aos 100 anos
-
Natto, a soja fermentada japonesa que desperta curiosidade e repulsa
-
Messi pode se tornar o maior artilheiro das Copas nesta segunda-feira
-
Hospitais africanos podem ficar sem anestesia para crianças em 2027
-
Starmer renuncia e abre caminho para ala esquerdista do Partido Trabalhista
-
Starmer, o político que quis transformar o Reino Unido e perdeu o apoio do partido
-
Ex-ministro espanhol próximo de Pedro Sánchez é condenado a 24 anos de prisão
-
Papa Leão XIV denuncia obstáculos burocráticos à ajuda humanitária
-
Primeiro-ministro britânico Keir Starmer renuncia
-
Irã e EUA relatam 'avanços' nas negociações para acabar com o conflito
-
Direita latino-americana celebra a vitória de Abelardo de la Espriella na Colômbia
-
Policiais e manifestantes entram em confronto na Bolívia
-
Presidente eleito de extrema direita celebra início de 'nova era' na Colômbia
-
Egito vence Nova Zelândia (3-1) com brilho de Salah e fica perto dos 16-avos da Copa
-
Torcedores franceses e iraquianos se reúnem ao redor da estátua de Rocky, na Filadélfia
-
Pausas para hidratação favorecem os mais fracos, mas times fortes também tiram proveito, diz Scaloni
-
Messi volta a se refugiar com a seleção argentina durante 'dias difíceis'
-
Egito vence Nova Zelândia (3-1) e fica perto dos 16-avos de final da Copa do Mundo
-
Uma nação dividida assiste com desconfiança ao empate do Irã
-
Cabo Verde arranca empate (2-2) contra Uruguai, que se complica na Copa
-
EUA afirma que negociações com Irã vão continuar
-
Colômbia faz guinada à direita e elege milionário pró-Trump presidente
-
'Showman' milionário e pró-Trump vai governar a Colômbia
-
Deschamps garante que Dembélé vai evoluir ao longo da Copa
-
Candidato da extrema direita é eleito presidente na Colômbia
-
Candidato da extrema direita lidera segundo turno na Colômbia
-
Técnico da Áustria diz que Argentina não tem pontos fracos
-
Bélgica fica no 0 a 0 com Irã e segue sem vencer na Copa do Mundo
-
Técnico do Iraque brinca sobre jogar 'com três goleiros' contra a França
-
Francisco Conceição elogia CR7, mas o considera 'mais um na equipe' de Portugal
-
Serena Williams disputará Wimbledon em simples, aos 44 anos
-
Turistas de hotel incendiado na República Dominicana retornam para seus países
-
Delegação do Irã deixa local de negociações após ameaça de Trump
-
Brasil precisa se reestruturar rápido após lesão de Raphinha, diz Paquetá
-
Morreu Ramiro Valdés, um dos líderes da Revolução Cubana
-
Irã pede que EUA 'meça palavras', no começo de negociações
-
Noskova surpreende Pegula e é campeã do WTA 500 de Berlim
-
Espanha goleia Arábia Saudita (4-0) com primeiro gol de Yamal em Copas e brilho de Oyarzabal
-
Espanha goleia Arábia Saudita (4-0) com primeiro gol de Yamal em Copas
-
Irã e EUA retomam negociações na Suíça para pôr fim à guerra no Oriente Médio
-
Argentina treina antes de viajar para duelo contra Áustria
-
Vitória e classificação: a motivação de Mbappé em seu 100º jogo pela seleção francesa
-
Starmer pondera 'realidades políticas' enfrentadas, diz ministro do Comércio
-
Francisco Cerúndolo é campeão do torneio de Queen's, seu primeiro ATP 500
-
Brasil treina sem 7 jogadores antes de duelo contra Escócia
-
Bolívia reduz bloqueios a estradas fechadas por opositores ao presidente
Marcelo, o colecionador de títulos de volta para casa
O nome de Marcelo Vieira é sinônimo de títulos. Com uma galeria de troféus tão extensa quanto sua carreira na lateral-esquerda, o ex-jogador do Real Madrid vai ao seu quinto Mundial de Clubes, o primeiro com a camisa do Fluminense, com o objetivo de fazer o que faz de melhor: levantar taças.
Quando um jogador de 34 anos, como foi o caso de Marcelo, deixa um clube da elite europeia depois de 16 anos, o habitual é optar pela aposentadoria ou por empreender aventuras menos ambiciosas em diferentes centros, mas com remuneração generosa e longe da pressão constante por vitórias.
Mas o jogador que durante tanto tempo fez da lateral esquerda do Santiago Bernabéu o corredor central de sua vida não faz parte desse perfil, apesar de uma passagem discreta pelo Olimpiakos após sua saída do clube merengue.
- Fome de vitórias -
Depois de apenas cinco meses no clube grego, Marcelo voltou para casa, ao Fluminense, onde foi revelado e deu o salto para a Europa em 2006. Com o tricolor, Marcelo vive uma segunda juventude e volta a mostrar uma fome voraz de títulos.
Porque o vencedor de cinco Ligas dos Campeões pelo Real Madrid levou o Fluminense a conquistar sua primeira Copa Libertadores, após a vitória na final sobre o Boca Juniors na final (2-1), num jogo em que foi titular e mostrou que a afinidade de Marcelo com o sucesso não tem prazo de validade.
No Santiago Bernabéu é uma lenda; jogador com mais títulos pelo Real Madrid ao lado do francês Karim Benzema, ganhou além das cinco 'Orelhudas' e dos quatro Mundiais, seis Campeonatos Espanhóis, duas Copas do Rei, cinco Supercopas da Espanha e três da Europa.
Mas foi a Libertadores no Maracanã que levou o tricolor carioca ao torneio que reúne os campeões de cada confederação mundial, além do campeão do país anfitrião, e cuja edição 2023 é disputada na Arábia Saudita.
Algo que dificilmente passaria pela cabeça de Marcelo quando, há um ano, as lesões e a falta de adaptação ao futebol grego não pressagiavam o sucesso atual.
"Primeiro, tínhamos o Campeonato Carioca e logo depois começaríamos a campanha na Libertadores. Ainda era muito cedo. Quando cheguei, ou ainda antes de que eu chegasse, tínhamos esse sonho de ganhar a Libertadores e disputar a Copa do Mundo de Clubes, mas, no começo, para ser sincero, pensávamos sobre isso, mas era um sonho muito distante", confessou Marcelo em entrevista concedida à Fifa nesta semana.
- 'Time da juventude' -
"Cada Mundial que ganhei pelo Real Madrid teve um sabor diferente. Tive a chance de disputar quatro edições e ganhar as quatro. Agora, tem um sabor especial porque estou disputando o Mundial com o meu time da juventude", reconheceu.
Agora Marcelo está a dois jogos de mais um título mundial. O primeiro deles será na segunda-feira, nas semifinais contra o egípcio Al Ahly. Uma vitória pode permitir ao Fluminense um novo duelo entre Marcelo e o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, que tantas vezes se enfrentaram com Real Madrid e Barcelona.
"Por respeito aos nossos adversários, nunca digo isso antes de nenhuma competição. Temos o que é preciso para disputar a Copa do Mundo de Clubes, para jogar, para lutar pelo título, mas sabemos que tem outras equipes que querem ganhar o Mundial. Não sei dizer se vamos ganhar ou não, porque ainda não começamos a nossa campanha, mas estamos com força total e acreditamos muito", disse Marcelo ao ser perguntado se irá levantar o troféu do Mundial de clubes pela quinta vez.
A.Ruiz--AT