-
Primeiro-ministro britânico Keir Starmer renuncia
-
Irã e EUA relatam 'avanços' nas negociações para acabar com o conflito
-
Direita latino-americana celebra a vitória de Abelardo de la Espriella na Colômbia
-
Policiais e manifestantes entram em confronto na Bolívia
-
Presidente eleito de extrema direita celebra início de 'nova era' na Colômbia
-
Egito vence Nova Zelândia (3-1) com brilho de Salah e fica perto dos 16-avos da Copa
-
Torcedores franceses e iraquianos se reúnem ao redor da estátua de Rocky, na Filadélfia
-
Pausas para hidratação favorecem os mais fracos, mas times fortes também tiram proveito, diz Scaloni
-
Messi volta a se refugiar com a seleção argentina durante 'dias difíceis'
-
Egito vence Nova Zelândia (3-1) e fica perto dos 16-avos de final da Copa do Mundo
-
Uma nação dividida assiste com desconfiança ao empate do Irã
-
Cabo Verde arranca empate (2-2) contra Uruguai, que se complica na Copa
-
EUA afirma que negociações com Irã vão continuar
-
Colômbia faz guinada à direita e elege milionário pró-Trump presidente
-
'Showman' milionário e pró-Trump vai governar a Colômbia
-
Deschamps garante que Dembélé vai evoluir ao longo da Copa
-
Candidato da extrema direita é eleito presidente na Colômbia
-
Candidato da extrema direita lidera segundo turno na Colômbia
-
Técnico da Áustria diz que Argentina não tem pontos fracos
-
Bélgica fica no 0 a 0 com Irã e segue sem vencer na Copa do Mundo
-
Técnico do Iraque brinca sobre jogar 'com três goleiros' contra a França
-
Francisco Conceição elogia CR7, mas o considera 'mais um na equipe' de Portugal
-
Serena Williams disputará Wimbledon em simples, aos 44 anos
-
Turistas de hotel incendiado na República Dominicana retornam para seus países
-
Delegação do Irã deixa local de negociações após ameaça de Trump
-
Brasil precisa se reestruturar rápido após lesão de Raphinha, diz Paquetá
-
Morreu Ramiro Valdés, um dos líderes da Revolução Cubana
-
Irã pede que EUA 'meça palavras', no começo de negociações
-
Noskova surpreende Pegula e é campeã do WTA 500 de Berlim
-
Espanha goleia Arábia Saudita (4-0) com primeiro gol de Yamal em Copas e brilho de Oyarzabal
-
Espanha goleia Arábia Saudita (4-0) com primeiro gol de Yamal em Copas
-
Irã e EUA retomam negociações na Suíça para pôr fim à guerra no Oriente Médio
-
Argentina treina antes de viajar para duelo contra Áustria
-
Vitória e classificação: a motivação de Mbappé em seu 100º jogo pela seleção francesa
-
Starmer pondera 'realidades políticas' enfrentadas, diz ministro do Comércio
-
Francisco Cerúndolo é campeão do torneio de Queen's, seu primeiro ATP 500
-
Brasil treina sem 7 jogadores antes de duelo contra Escócia
-
Bolívia reduz bloqueios a estradas fechadas por opositores ao presidente
-
Tiafoe vence Fritz e é campeão do ATP 500 de Halle
-
Carrasquilla, o astro panamenho que sonha em enfrentar o ídolo Modric
-
Irã e EUA voltam à Suíça para negociar o fim da guerra no Oriente Médio
-
Espanha e Uruguai voltam a campo neste domingo e querem se juntar aos campeões que já venceram
-
Colômbia escolhe entre candidato pró-Trump e herdeiro político da esquerda no poder
Um ano após a morte de Pelé, Santos é rebaixado pela 1ª vez em sua história
O Santos, time onde brilharam astros como Pelé e Neymar, foi rebaixado nesta quarta-feira (7) para a segunda divisão do futebol brasileiro pela primeira vez em sua centenária história.
Depois de anos de crise esportiva e econômica, o fantasma do rebaixamento se materializou para o tradicional 'Peixe' no momento em que se completa um ano da morte do 'Rei do futebol'.
Embora tenha chegado na 15ª posição à última rodada do Brasileirão, com 43 pontos, o Santos perdeu em casa por 2 a 1 para o Fortaleza e caiu definitivamente para a 17ª colocação, a última que leva a disputar a Série B em 2024.
Os outros rebaixados foram Goiás (18º), Coritiba (19º) e América-MG (20º).
Seu ex-atacante Marinho, aos 39 minutos, abriu o placar para o Fortaleza, comandado pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda.
O zagueiro Messias empatou (58') fazendo a torcida alvinegra respirar mas o atacante argentino Juan Martín Lucero enterrou as esperanças já nos acréscimos (90'+6).
Tampouco ajudou o fato de os outros dois times que começaram a 38ª rodada abaixo na tabela, Vasco e Bahia, terem vencido suas respectivas partidas contra Red Bull Bragantino e Atlético-MG.
O Vasco, comandado pelo técnico argentino Ramón Díaz, venceu por 2 a 1 em São Januário, no Rio de Janeiro, enquanto o Bahia, dirigido pelo ex-goleiro Rogério Ceni, goleou por 4 a 1 na Fonte Nova, em Salvador.
Agora São Paulo e Flamengo passam a ser os únicos times brasileiros que nunca caíram para a segunda divisão.
- Sem reação -
Octacampeão brasileiro, tricampeão da Copa Libertadores e bicampeão da extinta Copa Intercontinental, o Santos teve um início de ano difícil e que já dava margem a maus presságios.
O clube fundado na cidade portuária em 1912 foi eliminado na fase de grupos do Campeonato Paulista em março, nas oitavas de final da Copa do Brasil em maio e na fase de grupos da Copa Sul-Americana em junho.
Ao longo da temporada contou com quatro treinadores: os brasileiros Odair Hellmann, Paulo Turra e Marcelo Fernandes – no banco na hora da queda – e o uruguaio Diego Aguirre.
Depois de terminar o primeiro turno do Brasileirão na zona de rebaixamento, em agosto, o clube optou por reforços de nome para apoiar os 'Meninos da Vila', como são conhecidos os jovens que saem da categoria de base, que revelou Neymar.
Chegaram destaques como o capitão da Venezuela, Tomás Rincón, e o atacante colombiano Alfredo Morelos.
O venezuelano liderou o meio-campo, mas não conseguiu levar o time com uma das piores defesas do torneio (64 gols sofridos em 38 jogos) a um final feliz.
Além dos maus resultados, conviveram com uma forte pressão dos torcedores, alguns deles ameaçando membros do clube ou praticando atos violentos na Vila Belmiro.
- Triste celebração -
O rebaixamento tem outro aspecto doloroso: acontece poucos dias antes do primeiro aniversário da morte de Pelé, falecido em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos.
'O Rei' tornou os alvinegros mundialmente famosos e deu ao Santos seus melhores momentos: seis de seus oito títulos brasileiros (1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968), duas das três Libertadores e as duas taças Intercontinentais, em 1962 e 1963, além de diversos títulos estaduais.
O camisa 10 jogou praticamente toda a sua carreira no Peixe (1956-1974), exceto nos últimos anos, quando assinou com o New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde se aposentou em 1977.
Várias décadas depois, embora com menos triunfos, Neymar assumiu a batuta daquele que muitos consideram o melhor jogador de futebol da história.
Esteve na conquista da Copa do Brasil-2010, a primeira do time, e encantou no título da terceira Libertadores, em 2011, e na Recopa Sul-Americana, em 2012. Mas não conseguiu conquistar o Brasileirão, que o clube almeja desde 2004.
Em 2013 partiu para o Barcelona e depois para o Paris Saint-Germain. Assim como Pelé costumava fazer, ele acompanha o clube e já disse que sonha em se aposentar defendendo a camisa do Santos.
"Santos sempre Santos", publicou ele em um 'story' em sua conta no Instagram minutos após o jogo. "Nós iremos voltar a sorrir", acrescentou 'Ney'.
Desde sua saída, o time venceu apenas dois Campeonatos Paulistas (2015 e 2016) e foi duas dezes vice-campeão brasileiro (2016 e 2019) e uma da Libertadores (2020).
F.Wilson--AT