-
Entre a nostalgia e o desinteresse, Itália vive mais uma Copa sem a 'Azzurra'
-
Tenistas vão intensificar protesto por premiação em Wimbledon
-
'Eles vêm com tudo', diz Laporte sobre duelo da Espanha contra o Uruguai
-
Onda de calor sufoca Europa e testa redes elétricas
-
Candidatos do prefeito de Nova York vencem primárias democratas
-
Bósnia garante terceiro lugar do Grupo B na Copa do Mundo e elimina o Catar
-
Suíça vence Canadá (2-1) e avança como líder do Grupo B da Copa
-
Cacique Raoni se recupera após cirurgia no intestino
-
Pai, mãe e Flávio Bolsonaro desejam sorte a Neymar em sua estreia na Copa
-
Keiko Fujimori agradece apoio de eleitores e admite divisão no Peru
-
Adversário reconhece De la Espriella como presidente eleito da Colômbia
-
Novo formato ressuscita fantasma da manipulação de resultados na Copa
-
Juan Manuel Cerúndolo avança para as quartas de final em Eastbourne
-
Surto de hantavírus deve ser encerrado oficialmente em 2 de julho (OMS)
-
França detecta primeiro caso de ebola fora da África durante surto atual
-
Sem Almirón, Paraguai enfrenta Austrália por sobrevivência na Copa
-
Trump se recusa a promulgar lei de habitação até Congresso aprovar reforma eleitoral
-
Democrata acusa Trump de bloquear ponte entre EUA e Canadá para ajudar doador
-
França detecta caso de ebola em médico que chegou da RDC
-
Andreeva e Swiatek são eliminadas na estreia em Bad Homburg
-
Rubio promete defender interesses dos países do Golfo nas negociações com Irã
-
A briga acirrada pela Chuteira de Ouro da Copa do Mundo 2026
-
Descoberta aproxima cientistas da misteriosa fronteira dos buracos negros
-
Alemanha, a difícil adversária do Equador na Copa do Mundo
-
Ativistas de flotilha para Gaza denunciam suposto abuso 'cruel' e 'sádico'
-
Messi completa 39 anos no topo do mundo
-
Candidato de esquerda da Colômbia reconhece De la Espriella como presidente eleito
-
FIFPro comemora sentença à Lazio por rescindir contrato de jogadora grávida
-
Irã apresenta acordo para acabar com a guerra como 'declaração de derrota dos EUA'
-
Grand Theft Auto, em números
-
COI escolherá sede dos Jogos Olímpicos de 2036 com novo procedimento
-
Onda de calor sufoca Europa e coloca redes elétricas à prova
-
'Grand Theft Auto VI' abre pré-venda na quinta-feira
-
Irã apresenta acordo para acabar com a guerra como 'declaração de derrota dos Estados Unidos'
-
Anderson adiciona toques de festa à sua coleção para Dior em uma Paris escaldante
-
Sánchez nega 'corrupção generalizada' no governo espanhol
-
China defende regulamentação da IA antes de 'perder o controle'
-
Última rodada da primeira fase da Copa começa e qualquer tropeço pode ter consequências graves
-
Keiko Fujimori, a herdeira com um sobrenome que divide os peruanos
-
Keiko Fujimori alcança vantagem irreversível na eleição peruana
-
Colômbia vence RD Congo (1-0) e avança aos 16-avos de final da Copa do Mundo
-
Economia argentina mantém ritmo de crescimento no 1T
-
Apesar de já classificado em 1º, México não facilitará contra República Tcheca, garante técnico Aguirre
-
Governo da Bolívia está 'forçando uma guerra civil', diz Evo Morales à AFP
-
Ancelotti confirma que Neymar está pronto para estrear contra a Escócia na Copa
-
Enner Valencia é alvo de críticas no Equador às vésperas de jogo decisivo contra Alemanha
-
AJ Dybantsa é selecionado pelos Wizards como 1ª escolha do Draft da NBA
-
Croácia elimina Panamá (1-0) e segue viva na Copa do Mundo
-
Kim diz que vai equipar Marinha norte-coreana com armas nucleares
-
Técnico da República Tcheca faz autocrítica, mas confia em "milagres" contra o México
Governo argentino pressiona petroleiras em meio a protestos por falta de combustível
Longas filas de carros para abastecer e postos com cartazes de "esgotado" fazem parte da paisagem há vários dias na Argentina, enquanto o governo pressiona as petroleiras para agilizar o abastecimento e produtores agropecuários alertam para protestos a três semanas do segundo turno presidencial.
A escassez se deve a paralisações programadas em duas refinarias, a um pico no consumo sazonal e à maior demanda na zona rural, segundo um comunicado conjunto das principais petroleiras, que estimaram uma normalização do abastecimento "nos próximos dias".
O ministro de Economia e candidato à Presidência, o peronista Sergio Massa, fez um ultimato para que as empresas agilizem a distribuição, sob ameaça de suspender as exportações a partir da quarta-feira.
"Se à meia-noite de terça-feira o abastecimento de combustíveis não estiver resolvido, a partir de quarta não vão poder mandar um barco para exportação", disse, neste domingo, durante um ato na província de Tucumán.
Mas as petroleiras reportaram "níveis extraordinários de demanda, especialmente nos últimos 15 dias, com um fim de semana prolongado, eleições nas quais ocorre um pico de circulação de pessoas, o início do plantio agrícola e uma dependência maior de importações de combustíveis por paralisações programadas em algumas refinarias, além de uma demanda extra por uma expectativa de desabastecimento".
- Especulação e eleições -
O governo culpou pela escassez a especulação empresarial sobre o resultado das eleições presidenciais, que será definido no segundo turno, em 19 de novembro, entre Massa e o ultraliberal Javier Milei.
"Houve alguns que especularam que, segundo o resultado eleitoral (do primeiro turno), haveria uma desvalorização, então guardaram por aí" combustível, disse Massa.
No primeiro turno das presidenciais, em 22 de outubro, Massa obteve 37% dos votos, seguido de Milei, com 30%.
Milei promove a dolarização da economia, a eliminação do Banco Central e um forte corte do gasto público como remédio para uma inflação de 140% ao ano.
"A falta de gasolina é um retrato do futuro que Massa vai nos trazer como presidente", afirmou Milei em entrevista ao canal La Nación+.
Na Argentina, o preço dos combustíveis é regulado pelo pacto com as principais petroleiras, com ajustes periódicos. O litro de gasolina premium se situa em quase 1 dólar na taxa de câmbio oficial (365 pesos).
- Nervosismo entre consumidores -
Os problemas no abastecimento começaram semanas antes em várias cidades do interior do país, e durante o fim de semana se aprofundaram na cidade de Buenos Aires, onde filas de automóveis nos postos esgotaram o disponível em questão de horas, provocando nervosismo nos consumidores.
"Enchem o tanque e levam gasolina em galões, garrafas, onde for", disse à AFP a vendedora de um posto de gasolina da estatal YPF no bairro de Caballito.
A Argentina é autossuficiente em combustível e registra um recorde de produção este ano. Em setembro, foram produzidos 645.500 barris diários de petróleo, 7% a mais que o mesmo mês de 2022.
A Secretária de Energia anunciou a importação do equivalente a dez navios-tanque para enfrentar o gargalo.
Durante o fim de semana, "dois barcos já foram descarregados e estão descarregando o terceiro para atender ao pico de demanda", explicou à Rádio Provincia a secretaria de Energia, Flavia Royón, estimando uma normalização rápida.
Patronais agrárias expressaram, nesta segunda, preocupação com a situação, que complica os trabalhos de cultivo de milho e soja e a colheita de trigo em um país que está entre os principais produtores de alimentos do mundo.
"Antes de ficarmos parados do lado do trator até chegarem os barquinhos importados, vamos sair às estradas expressar nossa indignação", destacou um comunicado assinado por várias associações de produtores.
M.White--AT